Quem são os 7 anjos das 7 igrejas? @BobSorge

ANGELS-
Talvez você, assim como eu, tenha gastado um tempo pensando no que Jesus queria dizer quando falou sobre “os anjos das sete igrejas”. Aqui está a referência do texto:

Este é o mistério das sete estrelas que você viu em minha mão direita e dos sete candelabros: as sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete candelabros são as sete igrejas”. Apocalipse 1:20

Quando Jesus falou das sete estrelas como sete anjos, nossa primeira pergunta é: Será que Ele estava falando de anjos celestiais que presidem as igrejas, ou de mensageiros humanos que presidem as igrejas?

A palavra grega angelos que é usada aqui, é definida pelo Vine’s Expository Dictionary of New Testament Words como sendo “um mensageiro (angello: entregar uma mensagem) enviado por Deus ou por homem ou por Satã.” Angelos pode se referir tanto a um anjo celestial quanto a um mensageiro humano. A qual dessas interpretações Jesus estava se referindo?

O contexto nos explica. Note que nos versos seguintes “você” aparece no singular porque Jesus estava falando a uma pessoa só. Falando diretamente ao “mensageiro” de cada igreja, Ele disse coisas do tipo:

Contra você, porém, tenho isto: você abandonou o seu primeiro amor. Lembre-se de onde caiu! Arrependa-se e pratique as obras que praticava no princípio. Se não se arrepender, virei a você e tirarei o seu candelabro do seu lugar. Apocalipse 2:4-5

Não tenha medo do que você está prestes a sofrer. Apocalipse 2:10

Conheço as suas obras, sei que você não é frio nem quente. Melhor seria que você fosse frio ou quente! Assim, porque você é morno, nem frio nem quente, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca. Apocalipse 3:15-16

É difícil conceber a ideia de anjos celestiais deixando suas funções principais, precisando arrepender-se, sofrendo perseguições ou sendo vomitados da boca de Jesus. Essas coisas obviamente descrevem humanos. Concluímos, portanto, que Jesus queria usar o significado da palavra angelos significando “mensageiro” e Ele estava falando para o líder humano primário de cada uma das sete igrejas.

Nossa próxima pergunta é: Porque Ele os chamou de estrelas e mensageiros ou anjos? Porque não os chamou de pastores? Porque o líder humano primário de uma igreja local não é necessariamente um pastor. Algumas igrejas são dirigidas por um pastor, mas outras por um apóstolo, ou administrador, ou alguém com um dom de liderança, etc. Jesus usou “estrela” e “mensageiro” como termos abrangentes para o líder humano primário de uma igreja local, independente de seu chamado particular ou mistura de dons.

A pergunta seguinte é: Porque Ele chama essa pessoa de estrela? Estrelas têm duas qualidades que caracterizam o líder de uma igreja local. Estrelas são luminares e têm uma força gravitacional forte. Da mesma forma, um líder de uma igreja local devem ser um luminar que brilhe muito para o Senhor de uma maneira especial e também têm de ter uma força gravitacional em si – ou seja, devem ter a habilidade de atrair as pessoas a inseri-las em uma identidade corporativa para que possam operar como uma família espiritual.

Jesus atribuiu a responsabilidade de promover saúde espiritual e obediência daquela igreja ao líder humano primário (“estrela”) de cada igreja

Implicitamente em Suas palavras, Jesus reconhece que uma igreja local deve ter um líder primário. Alguns cristãos supõem que uma igreja local deve ser governada por uma pluralidade de líderes sem que nenhum esteja sobre os outros. Você concorda que as palavras de Jesus fariam esse tipo de liderança um paradigma normativo?

Por Bob Sorge

bob-blog-photoBob Sorge é um autor e pregador intinerante. Em 1992, ele sofreu um ferimento em suas cordas vocais que fez com que sua voz se reduzisse a quase nada além de um sussurro. Como resultado deste ferimento, ele só é capaz de sussurrar por uma hora a cada dia antes que a dor o force a ficar em silêncio. Antes deste ferimento acontecer, Bob era um Pastor Sênior e um líder de adoração. Como resultado de sua dor vocal e sua fraqueza, ele foi forçado a entregar os cargos na igreja onde serviu por 13 anos. Desde então, Deus o conduziu em uma jornada inesperada como ministro no corpo de Cristo. Através de seu sofrimento pessoal e pelo desespero de sua busca por Jesus, Deus tem dado a ele uma mensagem que capacita os crentes a encontrar os propósitos redentivos de Deus nas maiores provações da vida.

www.bobsorge.com

Tradução: Christiê Vieira
Revisão: Victor Vieira

 

Tags: , , , , , , , , ,

Uma resposta to “Quem são os 7 anjos das 7 igrejas? @BobSorge”

  1. Quem são os 7 anjos das 7 igrejas? @BobSorge | tlcof Says:

    […] Quem são os 7 anjos das 7 igrejas? @BobSorge. […]

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: