Crescendo em Paixão Por Jesus – Parte 01 – ‘O que é Oração’

Paxião Por Jesus - Parte 01 ‘O que é Oração’

Todos nós quando nos convertemos fomos ditos que: Temos que ler a Bíblia; Temos que orar. Poucas pessoas foram ensinadas a fazer isto, o que gera uma responsabilidade e uma inviabilidade, e consecutivamente uma culpa eterna. Meu desejo de escrever esta série de artigos é ajudar o cristão normal a ter uma vida exuberante com Deus, com intimidade e relacionamento fluindo de maneira sustentável e duradoura. Não acho justo dizer que todo mundo precisa ter uma vida de oração, melhorar sua vida de leitura na palavra, mas não oferecer recursos que auxiliem a jornada e faça dela uma jornada possível para um crente normal, que trabalha de 8 as 18 de segunda a sexta.

Preparei este quadro acima, infantil sim, porém vai direto ao assunto!

Quadro 01 – Expectativas

Quando separamos um tempo para orar, gostaríamos que fosse sempre “a “melhor vez de todas”, assim como aquela vez que Moises orou e a sarça ardente não se consumia, ou quando ele ordenou ao mar e ele se abriu. Expectativas altas, bons sonhos, bons planos são fundamentais para uma vida bem sucedida em qualquer área, embora a realidade as vezes possa não suprir a expectativa, isso não é motivo para desistir ou negociar.

Quadro 02 – Petições

O senso comum sobre oração é “um momento para pedir coisas a Deus, com a certeza de que tudo vai ser realizado”. Geralmente quando se fala de orar, se entende pedir alguma coisa. As vezes, para alguns, Deus pode se parecer com um Papai Noel, sempre pronto a dar presentes se nos comportarmos direitinho. Orar não é só pedir, embora pedir também é uma forma de orar. Pedir é uma parte muito importante da nossa devoção, com efeitos terapeuticos e com recompensas sobrenaturais. Pedir a Deus é uma atitude que devemos manter e desenvolver, mas não é o único lado da moeda.

Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças;
e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. Filipenses 4:6-7

Outras referências bíblicas sobre como orar: a) Insistentemente – Lucas 11:5-13 b) De forma completa – orar, interceder, adorar – Mateus 6:9-13

orar é encontrar com Deus

orar é encontrar com Deus

Quadro 03 – Frustração

O que leva uma pessoa a se frustrar com sua própria vida de oração não são suas expectativas no mover de Deus, ou em pedidos não atendidos. O que leva a mornidão e ao desânimo em uma vida de oração é o ‘não saber o que fazer’ naquele momento. Muitas vezes oramos toda a nossa lista de pedidos, os pedidos dos nossos amigos que já anotamos, mas só esta parte certamente não gera uma vida de oração sustentável.

Quadro 04 – Desfrutar

Mas então, o que é orar? Como podemos definir o que é orar? A melhor definição sobre oração na minha opinião é bem simples e abrangente: Orar é encontrar com Deus.

Para esclarecer os quadros anteriores, vamos imaginar os nossos relacionamentos. Se nos encontramos com alguém apenas para pedir coisas, nos tornaremos aproveitadores. Existe a máxima de que devemos sempre pedir, pois “o não já temos”. Creio que quando se trata de nós e Deus, não é pedir por que ‘o não já temos’, mas devemos aprender a pedir o que Deus realmente deseja fazer, assim como Jesus, que embora naturalmente não desejasse a cruz, amava fazer a vontade de Deus. Mateus 26:42

E se nós nos encontramos com alguém apenas para pedir coisas para terceiros, como seria esta relação? Complicada e esquisita, não é?

Relacionamentos se constroem no falar e também no ouvir, no interagir e no cooperar, e na profundidade do que se conhece sobre os envolvidos; preferências, opiniões, sentimentos, desejos, sonhos. É assim que se constrói algo sólido e duradouro.

Você deve saber que todo relacionamento que recebe investimento intencional, cresce, floresce e dá frutos. Da mesma forma com os nossos encontros com Deus. Precisamos ser intencionais no nosso tempo com Deus. Investir com todos os recursos que pudermos para levar o nosso relacionamento a novos níveis de profundidade e cumplicidade. Deus sempre quis ter amigos! Imagino Deus e Abraão, quando finalmente deixaram de ser conhecidos para se declararem amigos.

O Apóstolo Paulo queria que seu discípulo Timóteo fosse intencional em seu relacionamento com Deus, e lhe deu as seguintes dicas em 1 Timóteo 2:1: ‘Timóteo, antes de fazer qualquer coisa, faça seus pedidos, suas orações, suas intercessões e adore.’

a) Pedidos/súplicas: mantenha sempre com você um caderno, que vai ser a sua história com Deus. Ali você pode anotar todos os seus pedidos, e com o tempo você pode medir a eficácia das suas orações, conferindo de tempo em tempo as orações respondidas! A lista de oração te mantém focado no que você precisa orar, cobrindo os pedidos mais urgentes, os pedidos frequentes, e sempre atualizando a lista.

O segredo aqui não é pedir por pedir, é aos poucos começar a entender o que é a vontade de Deus e orar de acordo com Sua vontade.

intercessão coletiva

intercessão

b) Intercessão: Esta parte é muito importante, pois todos devemos cooperar com a vontade de Deus na vida uns dos outros. Jó teve sua sorte mudada enquanto orava por seus amigos – Jó 42:10. Em seu caderno, adicione os pedidos de seus amigos, dos amigos dos seus amigos, e de todos que te pedirem oração. A lista de intercessão funciona como a sua lista pessoal, e você também poderá contar testemunhos e observar enquanto Deus se move nas vidas que você está cooperando com Deus.

c) Oração: Este é o investimento, o tempo de qualidade com Jesus. Aqui eu colocaria tudo o que pudermos adicionar como ferramentas que facilitam o nosso encontro com Deus, deixando pra trás as orações de pedidos (pessoais ou intercessão).

Algumas ferramentas que temos usado com sucesso em nossa comunidade são:

– Meditação na palavra (separando pequenas porções das escrituras para ler, escrever, falar, cantar, orar).
– Leituras edificantes no ambiente de oração (leituras que te conectam com o coração de Deus, revelam quem Ele é, o que Ele pensa e sente). Adicionar à leitura os ‘Selah’ (pausas para refletir, concordar, assimilar).
– Arte: Se expressar criativamente no ambiente de oração. (desenhos, pinturas, colagens, etc)
– Escrever: (cartas, reescrever porções bíblicas, diário)
– Cantar: cantar mais do que canções, mas deixar fluir do coração algo que seja seu, novo, real. Não precisa ser afinado nem bonito, basta ser sincero.

desfrutando da presença

desfrutando da presença

d) Adorar: Este é o lugar de descanso separado para o povo de Deus. O lugar onde não precisamos nos esforçar, trabalhar, mas simplesmente desfrutar e contemplar. Muitas pessoas tem dificuldade de desfrutar deste lugar, pois estão presas na mentalidade da recompensa e do merecimento, mas há um lugar preparado para nós simplesmente contemplarmos a beleza da santidade. Onde você simplesmente pode entregar todo o seu amor, demonstrar sua gratidão, expressar sua devoção.

Para desfrutar destes momentos, procure um ambiente que seja favorável, tranquilo, onde você possa ficar o tempo que precisar. Recomendo a dinâmica de pesquisar e estudar as características de Jesus nos evangelhos, em apocalipse, no cântico dos cânticos. Deixe a beleza encher seus olhos, sua mente, sua vida.

Com Paixão por Jesus, Victor Vieira.

Em breve:

Artigo 02 – ‘O que é Interceder’
Artigo 03 ‘O que é Contemplar’

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

4 Respostas to “Crescendo em Paixão Por Jesus – Parte 01 – ‘O que é Oração’”

  1. Jonã Machado Tedoro Says:

    Não encontro as demais partes. Foram realmente postadas? twitter.com/jpan_es

    Curtir

  2. Ana Paula Says:

    ah espera das seguintes partes!muito bom.

    Curtir

  3. Matheus Peixoto Says:

    No aguardo das partes 2 e 3.

    Curtir

Deixe um comentário